Logo
SobreQuem ParticipaComo EstudarJornadaEdição 2019MídiaInscreva-seLogin

SAPIENTIA

UMA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO VOLTADA A TEMAS E COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI

O Instituto Vertere tem uma trajetória de mais de vinte anos na criação e gestão de Olimpíadas do Conhecimento e vem demonstrando que elas são um excelente instrumento para aprimorar a qualidade do ensino de forma sistêmica, propondo uma nova narrativa para a Educação. A Sapientia, uma criação do Instituto Vertere, tem essa ambição!

A Olimpíada do Futuro tem o objetivo de despertar nos estudantes o pensamento crítico, a criatividade e o senso prático. Para isso, mescla disciplinas clássicas a conteúdos inovadores e propõe que os alunos tenham mais contato com os desafios contemporâneos, engajando-se na construção de soluções práticas para os problemas à sua volta.

Para construir essa ponte entre a escola e o mundo, buscamos inspiração na Agenda 2030 da ONU e nas reflexões dos mais importantes pensadores da atualidade. Dessa forma, construímos uma trilha de conteúdo formativo que estimula o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI, fundamentais para o sucesso profissional futuro.

Composta por três fases - uma objetiva, uma discursiva e uma de projetos -, a primeira edição da olimpíada, realizada em 2019, contou com mais de 4 mil inscritos de todo o Brasil.

A cada etapa, o trabalho e os critérios de avaliação se sofisticaram: na primeira fase, medimos o conhecimento dos alunos sobre os temas; na segunda, os alunos resolveram um caso real. A partir da terceira fase, os 21 finalistas trabalharam em equipes com até 5 alunos e foram convidados a desenvolver uma solução prática para um problema de suas realidades.

Nessa etapa, a Comissão Organizadora acompanhou o desenvolvimento dos projetos e auxiliou na estrutura do pitch, no storytelling e na formatação de slides. Os estudantes também foram orientados em relação à estratégia, plano de negócios, planejamento financeiro e marketing.

Os 21 trabalhos finalistas da Olimpíada do Futuro 2019 são uma excelente amostra do que os estudantes podem produzir quando engajados em um projeto relevante e conectado com seus propósitos pessoais.

A Sapientia inicia sua história de forma promissora. Temos convicção de que estamos diante do começo de uma longa jornada de transformação que pretende contribuir para a formação dos empreendedores e profissionais do futuro.

FAÇA PARTE
DESSA HISTÓRIA

Apoie a Sapientia

Os doadores dessa categoria terão suas marcas divulgadas nos trabalhos feitos pela equipe da Sapientia nos colégios e estarão conectados a debates sobre a relação entre empregabilidade e as habilidades do século XXI

Adote a Sapientia

As instituições desse grupo serão “Parceiras Sapientia” e terão suas marcas diretamente associadas à Olimpíada em diferentes frentes de divulgação; os recursos financeiros serão utilizados para a execução do programa e divulgação dos resultados

Adote um Projeto

O objetivo final da Sapientia é entregar soluções reais para problemas da vida real. Nessa modalidade de doações, buscamos instituições dispostas a contribuir para a execução dos projetos desenvolvidos pelos finalistas

Acesse nossas Redes Sociais

Instituto Vertere
Fractal
Instituto Vertere
Fractal
Grupo Compainha das Letras
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações