Logo
Jornada SapientiaFinalistas 2019Apoie o ProjetoFaça sua inscrição
InstagramFacebook

FINALISTAS DA EDIÇÃO 2019

/

Biotinga

Lider do grupo : Francisca Hellen Medeiros Marques

Os canudos plásticos estão entre os grandes vilões da vida marinha. Estudos da Fundação Ellen MacArthur e da consultoria McKinsey preveem que, em 2050, haverá mais plástico do que peixes no mar se seguirmos o atual ritmo de produção e descarte. Pensando em reverter esse quadro, a equipe Biotinga desenvolveu um canudo biodegradável e comestível feito a partir de plantas nativas da caatinga.

CardTive

Lider do grupo : Yan Benevinuto Sabóia

Infelizmente, ter um laboratório de Ciências na escola não é realidade para a maioria dos estudantes brasileiros. Mas a CardTive quer mudar isso! A startup pretende produzir kits experimentais de física, química e robótica utilizando lixo eletrônico reciclado, barateando o custo de produção e educando os alunos sobre a importância da reciclagem. Os kits serão acompanhados por cartilhas de estudo e guias de aula com descrições detalhadas sobre os experimentos, além de informações sobre as matérias-primas que deram origem a cada kit. Com este projeto, o grupo pretende promover o conceito de ciência sustentável e atrair mais jovens para os laboratórios.

/
/

Food Fighters

Lider do grupo : Felipe Teixeira Renck Obino

Os Food Fighters se propõem a solucionar dois graves problemas atuais relacionados à má alimentação: a obesidade, causada pelo excesso de alimentos pouco nutritivos, e a insegurança alimentar que ainda atinge milhões de brasileiros. A solução proposta é o aplicativo WeFood, que estimula o consumo de orgânicos através de um marketplace que une produtores e consumidores e promove eventos para combater focos de fome identificados pelos mapas interativos do aplicativo, atualizados pelos próprios usuários.

Melíponas da Mata Branca

Lider do grupo : Virgilio Soares Luna Coelho

O risco de extinção das abelhas atingiu níveis alarmantes em diversas regiões do mundo, e no Brasil a situação também é preocupante. Ciente da urgência do tema, a equipe de Mossoró (RN) criou um projeto para conscientizar a população sobre a importância da preservação da Melipona subnitida, uma espécie de abelha sem ferrão típica do Nordeste brasileiro. Além da publicação de cartilhas educativas e de um livro, está previsto o fomento a produções de artistas potiguares relacionadas à preservação das Jandaíras, apelido popular das Melíponas, e da flora nativa da caatinga. O projeto também contempla a construção de hortas consorciadas com colmeias nas escolas participantes, onde os alunos e a comunidade poderão aprender sobre a Jandaíra e as características terapêuticas de seu mel.

/
/

Point Sustentável

Lider do grupo : Maria Fernanda Melo Oliveira

A Point Sustentável é uma startup que visa ao aumento da dignidade dos catadores de materiais recicláveis, responsáveis pela coleta de 20% de todo resíduo urbano. A principal inciativa imediata é reformar os carrinhos de coleta, facilitando a separação dos materiais e melhorando as condições de trabalho. O projeto será custeado pela venda de espaço publicitário na lateral dos veículos. A startup pretende também oferecer cursos profissionalizantes e de empreendedorismo para os catadores, além de trabalhar na divulgação de cartilhas sobre sustentabilidade.

S.I.T.A. - Sistema Inteligente de Tratamento de Água

Lider do grupo : Mateus Duarte Dumont De Matos

O Projeto SITA (Sistema Inteligente de Tratamento de Água) foca na crise hídrica e no acesso limitado à água tratada no semiárido brasileiro. A ideia da equipe é tratar a água usando ­filtros de baixo custo, feitos com poliamida e resíduo de Pedra Cariri, material abundante na região. Os aparelhos serão vendidos a empresas agropecuárias, que terão como grande benefício a diminuição de custos relacionados à compra e ao tratamento da água. Além disso, a equipe pretende fazer o acompanhamento dos níveis de poluição hídrica local.

/

MENÇÕES HONROSAS

/

Lumière

Líder do grupo: Gabriel de Lima Albertino

A solução proposta pelo grupo surge da conexão entre dois problemas de longa data: restos de comida desperdiçados e a intensificação do efeito estufa em razão do abundante uso de fontes energéticas não limpas. A partir disso, o grupo faz a seguinte provocação: por que não utilizar o lixo orgânico desperdiçado para produzir energia limpa e renovável, atacando dois problemas de uma única vez? É por meio da biomassa que o grupo ambiciona oferecer uma alternativa para o setor elétrico do Rio de Janeiro.

/

Somando Caminhos

Lider do grupo: Laysa Maria Lacerda Oliveira Nascimento

Em 2019, o índice de inadimplência bateu recordes e atingiu 63 milhões de consumidores, de acordo com o Serasa Experian. Em boa hora, a equipe Somando Caminhos propõe a criação do Delta, aplicativo focado em educação financeira, que utiliza estratégias de gamification para atrair e engajar os usuários. No longo prazo, o Delta pretende ser parte do ensino eficiente de educação financeira.

/

Quinteto Sinistro

Lider do grupo: Nicole Giffoni de Castro

De olho nas discussões sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências, a SUCEEX - Sustentabilidade Cearense Experimental criou uma solução inovadora para prevenção de pragas em lavouras. Com o lema “Sem fome e poluição, com protocooperação”, o grupo propõe a criação de uma policultura utilizando plantas, artrópodes e anelídeos que exerçam funções semelhantes a dos agrotóxicos, protegendo a plantação sem agredir o meio ambiente

/

Organização das Ninas Unidas

Lider do grupo: Nicole Giffoni de Castro

De acordo com a ONU, 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e mais 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. No mundo todo cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida são descartadas por ano, enquanto quase 800 milhões de pessoas passam fome. Para melhorar essa situação, o grupo propõe um projeto de lei para a construção de um Centro de Arrecadação e Distribuição de Alimentos (CADA) na cidade do Rio de Janeiro para atender a população em situação de vulnerabilidade acometida pela fome.

Apoie o Projeto

Apoie a Sapientia

Convidamos você a conhecer a proposta da Sapientia e ajudar a conectar a educação básica aos desafios da vida real.

Adote a Sapientia

Sua ajuda é fundamental para levarmos a Olimpíada do Futuro para mais estudantes e mantermos o evento gratuito. Contribua para democratização da educação de qualidade e ajude a revelar os empreendedores do futuro.

Adote um Projeto

Se você ou sua marca se identificam com algum dos projetos, ajude-nos a tirá-lo do papel. Apoie financeiramente ou contribua com sua expertise. O projeto que tiver o maior grau de implementação até a final da Sapientia 2020 será premiado!

Instituto Vertere
Fractal
Grupo Compainha das Letras